E hoje vamos falar sobre o mecônio, você sabe o que é mamãe? O mecônio é a primeira fezes do bebê. Com uma coloração verde musgo, essa massa é formada por todos os componentes dissolvidos e absorvidos pelo bebê no líquido amniótico, seu aspecto mais escuro e absolutamente normal!
No blog de hoje, nós da Auxílio Maternidade Oficial (AMO) daremos dicas e abordaremos aspectos importantes para te ajudar a lidar melhor com esse assunto.
Geralmente, essa complicação pode acontecer quando o parto ocorre após as 40 semanas de gestação, podendo levar a alguns problemas como a aspiração do líquido pelo bebê. Nestes casos, a aspiração do mecônio pode levar à uma inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, dificuldade em respirar.
Existem ainda fatores de riscos que essa síndrome de aspiração de mecônio (SAM), são:
- Crescimento intra-uterino restrito;
- Doenças placentárias que levam ao sofrimento crônico intra-uterino;
- Idade gestacional;
- Escassez de líquido amniótico;
- Sofrimento agudo durante o trabalho de parto.
É necessário identificar se está ocorrendo um sofrimento agudo fetal ou não, e esse diagnóstico só é realizado pelo exame de vitalidade (cardiotocografia – como um eletrocardiograma do bebê) ao longo do trabalho de parto é essencial! Se há alteração dos batimentos e na frequência cardíaca fetal, a antecipação do parto pode ser a melhor opção para o bem-estar físico do bebê.
Ainda vale ressaltar, que o mecônio pode ser um fator indicativo de cesariana pelo médico, porém é o profissional que identifica essa necessidade. Muitas vezes apenas requer uma maior atenção da equipe que acompanha a gestante. Vale lembrar que a aspiração meconial é uma síndrome que tem os seus riscos, mas existe tratamento e na maioria dos casos não oferece risco de vida para o bebê.
Em tempo, apesar de ser quase impossível evitar a aspiração de mecônio (já que é algo que não pode ser controlado ou previsto), há recomendações para as mamães quanto aos cuidados durante a gravidez, como: não estimular o bebê em excesso, e se prevenir de possíveis infecções urinárias durante a gestação.
Mamães, busquem informações necessárias sobre o assunto com seu obstetra e esteja atenta aos sinais do seu corpo. Lembrem-se que ser assistida por excelentes profissionais é o principal fator para evitar complicações tanto para vocês mamães, quanto para seu bebê.
E aí mamães curtiram o conteúdo? Então compartilhe 😉
Fonte: http://institutonascer.com.br/wp/meconio-voce-sabe-o-que-e-isso/