Amamentação e seus desafios

Amamentação e seus desafios

Maternidade e Amamentação

Muitas mamães consideram que a hora do parto será seu maior desafio durante a gestação. Porém, o relato de muitas mulheres mostra que a amamentação pode se tornar um período de muita dor e luta após o parto.

Isso porque, o corpo da mulher sofre diferentes alterações hormonais, fazendo com que alguns aspectos, tanto físicos quanto emocionais travem uma luta na hora de alimentar seu bebê.

Pode ocorrer fatores como: ferimentos e rachaduras no mamilo, sangramento e até mesmo haver baixa produção de leite durante esse período, assim como outros problemas relacionados ao período de puerpério. 

São diversos os fatores que culminam para que a mães enfrentam a dificuldade de conseguir amamentar seu bebê, ou seja, mais precisamente a mulher se planeja nove meses para o momento do parto, mas não se prepara adequadamente para a amamentação. Aliás, não é que não se prepara, muitas das vezes na verdade, ela não é informada ou não dispõe de recursos para tal.

Além dos obstáculos físicos, as mulheres enfrentam outras realidades nesse período, sendo elas sociais, pessoais e familiares. Por isso, se faz necessário que, campanhas governamentais ofereçam informações e apoio para o cuidado e direcionamento referente a esse assunto.

Vale ressaltar, que o aleitamento materno é a base da vida e sem ele a criança pode desenvolver uma série de deficiências que envolvem a falta de nutrientes necessários para o crescimento e o aumento da imunidade ao longo da vida de seu filho (a).

É importante destacar, a diferença entre leite materno e amamentação, assim como a importância entre ambos, sendo que: o leite materno fornece para o bebê até os anticorpos que ele precisa, enquanto que a amamentação, há a questão do vínculo: o contato pele a pele, olho no olho e a segurança que o bebê recebe através disso.

Mulher! Busque obter informações e saiba que não estão sozinhas nessa, compartilhem experiências e se conectem a grupos de mamães que passam pelo mesmo momento que você, este apoio faz toda diferença.

Ainda falando de amamentação, é importante que saibam que o ambiente de trabalho necessita ser um local de acolhimento ao retorno da mãe à suas atividades, a empresa que apoia esse ato e oferece um lugar próprio para que mãe e bebê tenham esse período juntos, potencializa o empenho e dedicação, assim como a tranquilidade e satisfação que a mulher terá para realizar suas tarefas.

Ter tranquilidade, também ajuda a controlar essa fase de ansiedade e enfrentamento dos momentos futuros na amamentação. No entanto, é muito importante organizar o tempo pós-parto com o novo tempo de descobertas que envolve o aleitamento.

Não esqueçam que vocês mamães, têm muitos direitos garantidos por lei, que trata esse período de gestação como único e importante na vida da mulher. Dispor de uma assessoria também a deixa segura e confiante nesse processo.

A AMO disponibiliza de uma equipe multidisciplinar para lhe ajudar e oferecer o conforto e comodidade que merece, colaborando para seu bem-estar e principalmente para a saúde e desenvolvimento de seu bebê. 

Referências:

https://saude.abril.com.br/familia/amamentacao-um-desafio-das-maes-que-precisa-ser-mais-discutido/

Posts Recentes

Seu Benefício

VOCÊ PODE TER DIREITO AO BENEFÍCIO, FALE COM UM ESPECIALISTA AMO
Sua Chance