Estamos no mês de férias e com a chegada do verão, muitas famílias estão planejando uma viagem antes que o outono apareça. Durante essa época do ano, a praia se torna o destino mais procurado e os cuidados com o sol e a hidratação devem ser tomados por toda a família.
Mas e quando se tem um bebê na família, os cuidados são os mesmos? Para te ajudar com essa dúvida e você aproveitar as férias em família, separamos algumas dicas muito importantes para você se atentar com o seu bebê durante a viagem. Acompanhe!
A idade recomendada para levar o bebê à praia
Não se sabe ao certo qual a idade correta para levar o bebê à praia pela primeira vez, uma parte dos pediatras aconselham depois de 1 ano de idade, mas a outra parte informa que a partir dos 6 meses já está liberado. Seja qual for a idade correta, o importante é tomar todos os cuidados para proteger o bebê do sol. O protetor solar é industrializado e não é recomendado passar na pele do bebê, então evite o protetor e opte por roupas finas de algodão ou roupas próprias para praia.
Cuidado com os raios solares
A pele do bebê é sensível e delicada, o sol não pode bater diretamente no bebê, então sempre procure ficar na sombra com ele. Há horários recomendados de banho de sol para os bebês: das 7h às 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Já o banho de mar, é indicado para bebês acima de 1 ano de idade. Nenhuma criança deve estar na praia entre 10h e 16h, mesmo que protegida na sombra, pois a areia e a água refletem os raios solares.
Hidratação
Com o calor o corpo perde mais líquido devido ao suor e para os bebês é a mesma situação, mas o cuidado deve ser dobrado, pois às vezes eles não saberão dizer que estão com sede. O recomendado é oferecer água, água de coco, leite materno ou sucos naturais, de meia em meia hora.
Higienização
As roupas de banhos, como biquínis, maiôs, sungas e bermudas, molhadas por muito tempo no corpo podem trazer problemas na pele. Além disso, a fralda suja em contato com a areia e a água salgada podem causar inflamações na pele dos pequenos. Então, atente-se em não deixar as fraldas por muito tempo e se possível trocar a roupa de banho do seu bebê.
A praia é um lugar encantador e muitas vezes paradisíaco, mas não podemos esquecer dos riscos que podem trazer para nós adultos e principalmente para as crianças, por conta das bactérias e do sol em excesso. Então, siga essas dicas e tenha uma excelente viagem!
E se você tiver mais alguma dica para compartilhar com as outras mamães, por favor, deixe seu comentário!