A amamentação é uma das coisas mais naturais e benéficas que uma mãe pode fazer pelo bebê. É uma experiência especial de união entre mãe e filho e traz muitos benefícios à saúde de ambos.
O leite materno é o alimento perfeito para o delicado sistema digestivo do bebê e fornece todos os nutrientes de que o bebê precisa para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A amamentação também ajuda a proteger os bebês de uma variedade de doenças e doenças, e foi demonstrado que reduz o risco de obesidade e diabetes tipo II mais tarde na vida.
Para as mães, a amamentação pode ajudar a acelerar o processo de recuperação pós-parto e demonstrou reduzir o risco de câncer de mama e ovário.
A melhor forma de iniciar a amamentação
Nas primeiras semanas após o parto, é importante que o bebê passe muito tempo pele a pele com a mãe. Isso ajuda o corpo da mãe a produzir leite e torna a primeira experiência de amamentação do bebê mais confortável.
No entanto, isso não significa que o bebê deve amamentar assim que entrar em contato com a mãe. É importante não forçar o momento e deixar que esse contato aconteça naturalmente.
Dicas para deixar o bebê confortável durante a amamentação
Muitas mulheres acreditam que dor e desconforto durante a amamentação são normais. Na verdade, isso significa que algo está errado e uma das causas pode ser a posição do bebê.
Ao amamentar, o bebê deve estar próximo ao corpo da mãe em uma posição que incline levemente a cabeça para evitar refluxo. Preste atenção na boca do bebê para garantir que o leite não cause asfixia ou afogamento.
Quantas vezes por dia é necessário realizar a amamentação?
Você sabia que os bebês geralmente sentem vontade de amamentar mesmo quando não estão com fome? Isso porque o contato com a mãe pode aliviar uma série de sintomas, como desconforto, dor ou até sede.
Não há uma resposta única para a frequência com que um bebê deve amamentar. Depende das necessidades e do comportamento individuais do bebê.
As mães devem estar atentas às dicas do bebê e oferecer a amamentação como uma forma de acalmá-lo quando necessário.
Até que idade é saudável realizar a amamentação?
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente até os dois anos de idade.
No entanto, alguns médicos afirmam que é importante continuar amamentando por pelo menos seis meses.
Recomenda-se que as mães que precisam voltar ao trabalho amamentam por até seis meses. Isso é para que eles possam continuar amamentando, mesmo que não possam fazê-lo durante esse período.
Saúde e segurança na gestação
O Auxílio Maternidade Oficial – AMO – conta com uma equipe que valoriza o atendimento humanizado e integral, oferece todo o suporte necessário para que todas as mamães e gestantes conquistem os seus direitos.
Entre em contato e saiba mais sobre o auxílio-maternidade.