Quem fica ansiosa todas as vezes que vai fazer o exame de ultrassonografia? Mas será que esse exame é seguro para você e para seu bebê?
No blog de hoje, nós da Auxílio Maternidade Oficial (AMO), preparamos um conteúdo especial para vocês mamães saberem tudo sobre esse momento mágico e quais são os ultrassons mais importantes que devem ser realizados no período gestacional, bem como outros para identificação de algumas alterações causadas durante a gestação ou somente para acompanhamento.
De acordo com um artigo científico publicado em 2013 pelo National Center for Biotechnology Information, o mesmo avaliou sua segurança e concluiu que a ultrassonografia tem sido usada clinicamente há mais de meio século, sem relatos de efeitos prejudiciais em humanos.
Logo quando a gravidez é descoberta, imediatamente o médico nos encaminha para realizar uma ultrassonografia para que seja examinado a frequência cardíaca do bebê e através desse mesmo exame, também consegue-se identificar o tamanho e o tempo gestacional que ele está, ou seja, realizar ultrassom é primordial para o acompanhamento e desenvolvimento do seu filho.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existem dois momentos importantes para a realização do exame morfológico: um no primeiro trimestre (11 a 13 semanas) e o outro entre 18 e 20 semanas. Já a Organização Mundial da Saúde(OMS) recomenda a realização de apenas uma ultrassonografia, essa quantidade pode variar de acordo com as recomendações médicas e necessidades da gestante ou do feto.
Existem ainda algumas ultrassonografias solicitadas pelos especialistas médicos para identificação de algumas anormalidades que podem decorrer do período gestacional ou até mesmo de alguma alteração preexistente na mulher .
Normalmente a ultrassonografia transvaginal serve para avaliação do útero, trompas e ovários. Existem também outros riscos e a identificação precoce pode solucionar a causa, como o câncer de ovário ou até mesmo o câncer de colo de útero.
Para tanto, a recomendação é para que realizem consultas periódicas e sigam as alterações médicas para que você e seu bebê estejam seguras durante esse tempo. Realizar todos os tipos de exames, inclusive a ultrassonografia pode ajudá-las a manter você e seu filho em segurança.
O auxílio que oferecemos a vocês nesse caso é para não fazerem visitas somente durante a gestação, mas consultas semestrais ou até mesmo anuais ao ginecologista para tirar todas as suas dúvidas e fazer um acompanhamento assertivo da sua saúde.
E aí, curtiram o conteúdo mamães? Então compartilhe com mais pessoas! 😉