A importância da vacina na infância

A importância da vacina na infância

O cuidado com o bebê é extremamente importante, principalmente quando o assunto é vacina. 

A vacina é uma substância capaz de estimular o sistema imune para tornar o organismo mais resistente a algumas doenças. O seu efeito ocorre pela presença de partes de vírus, bactérias, toxinas e proteínas que, ao serem introduzidos no corpo, induzem a síntese de anticorpos. A vacinação de crianças é muito importante para prevenir patologias graves e manter o bem-estar.

No blog de hoje, nós da Auxílio Maternidade Oficial (AMO) daremos dicas e abordaremos aspectos importantes para te ajudar a entender melhor sobre o assunto. 

É importante salientar, que caso ocorra o adiamento da vacina no tempo correto, o risco de contato com o patógeno aumenta. Assim, em uma criança pequena, a infecção pode se tornar muito mais grave. 

Doenças altamente contagiosas e comuns no passado, como Sarampo, Paralisia Infantil, Tétano e Difteria, praticamente já não existem mais no Brasil. Isso ocorre graças ao alto índice de vacinação no país.

Por isso, faz-se necessária a vacinação no período correto, assim, os pais devem manter consultas regulares com um médico para saberem qual a época certa para vacinar as crianças. Os benefícios da vacinação incluem:

  • redução da mortalidade infantil;
  • diminuição do número de hospitalizações;
  • redução de gastos com medicamentos;
  • erradicação de doenças;
  • redução da transmissão de doenças.

Mas quais são as vacinas mais importantes? As principais são: 

  1. Poliomelite: Se dá em três doses intramusculares (aos 2, aos 4 e aos 6 meses) e duas doses de reforço oral (aos 15 meses e aos 4 anos). A poliomelite é provocada por um vírus transmitido pela água e por alimentos contaminados, além do contato com indivíduos infectados;
  1. Tetra Viral: A vacina tetra viral protege os pequenos contra várias doenças, como o Sarampo, a Varicela, a Caxumba, a Rubéola e a Catapora. A vacina é aplicada em dose única aos 15 meses de idade e deixa a criança prevenida contra vírus que, em geral, podem ser contraídos durante a infância.
  2. Febre Amarela: Essa é uma doença que ocorre após a picada de um mosquito infectado pelo vírus específico dessa enfermidade. Quando os sintomas são manifestos, o quadro representa riscos à saúde e pode ser bastante preocupante. Para a prevenção, é necessário tomar a vacina aos 9 meses de idade e ter o reforço a cada 10 anos. Em geral, a vacinação no início da vida das crianças é feita somente quando ela mora em áreas de risco.

Portanto, a falta de vacinação pode causar danos como risco comunitário; aumento do número de casos de doenças infecciosas e redução da expectativa de vida. Esteja sempre atenta mamãe ao calendário de vacinação do seu filho e utilize uma alimentação saudável para que a imunidade dele não traga riscos decorrentes de doenças infecciosas.

Gostou do conteúdo?  Então compartilha com mais pessoas. 😉


Fonte: https://vivamais.cemigsaude.org.br/vacinacao-na-infancia/ 

Posts Recentes

Seu Benefício

VOCÊ PODE TER DIREITO AO BENEFÍCIO, FALE COM UM ESPECIALISTA AMO
Sua Chance