O que é o teste de Apgar?

O que é o teste de Apgar?

Bebê recém nascido

A palavra Apgar além de ser o sobrenome da médica que propôs a escala usada para avaliação no teste (Drª Virgínia Apgar, em 1953) é um anagrama para: Aparência, Pulso, Gesticulação, Atividade e Respiração.  

É o primeiro “teste de saúde” que o bebê passa na vida e  é feito através somente da observação de profissionais de saúde, por isso que na maioria das vezes nem é percebido pela mãe. 

Essa observação ocorre no primeiro e no quinto minuto de vida fora do útero, por isso aparecem duas notas no resultado e a segunda nota costuma ser sempre maior que a primeira, pois o bebê vai se adaptando com a vida conforme o passar do tempo. 

O teste observa:

-Batimentos do coração;

-Respiração;

-Força dos músculos;

-Reflexos;

-E a coloração da pele.

Cada item recebe notas de 0 a 2, dando sempre o total de 1 ponto. 

Por exemplo, a coloração do tom da pele:

2 = Corpo rosado

1 = Cor “arroxeada” nas extremidades

0 = Corpo roxo ou pálido. 

A maioria dos recém nascidos recebem notas entre 8 e 10

em caso de notas de 5 a 7, pode ser necessária estimulação e oxigênio

Em caso de notas 4 ou menos, o bebê precisa de cuidados mais intensivos. 

Ao contrário do que já se acreditou um dia, o teste de Apgar não prevê futuras doenças no bebê, ele apenas identifica o estado de saúde do recém nascido em seus primeiros instantes de vida. 

A maioria dos bebês nascem bem avaliados e podem ir logo para o colo da mamãe e dali, seguem se desenvolvendo e se adaptando à vida fora do útero.

O começo de vida é um momento de muita expectativa da família, da equipe que trabalhou no parto e até do próprio bebê que nem sabe o que é “expectativa”. Cada teste, cada procedimento que soma para a saúde do recém-nascido deve ser sempre levado muito a sério, para que, se necessário, cuidados sejam tomados em tempo hábil. 

Você já tinha ouvido falar desse teste feito só com a observação dos profissionais de saúde, e com muita relevância para a saúde do recém nascido? Se sim, comente neste post como tomou conhecimento e se não, comente também o que você achou 😉

Um abraço, e até o próximo post com mais um conteúdo relevante para você e/ou seu bebê. ♥

Posts Recentes

Seu Benefício

VOCÊ PODE TER DIREITO AO BENEFÍCIO, FALE COM UM ESPECIALISTA AMO
Sua Chance